O DISC é uma ferramenta que garante ao RH maior versatilidade e análise profunda aos comportamentos e reações dos profissionais da empresa, prevendo instabilidades e gerando papel conclusivo de promoções empresariais. O DISC é construído a partir das habilidades comportamentais – soft skills – das pessoas.
Ele é uma metodologia que realiza uma avaliação comportamental, a fim de identificar os perfis dominantes de uma pessoa e são divididos em quatro, sendo eles: dominância, influência, estabilidade e conformidade. A teoria DISC foi desenvolvida a partir de estudos do psicólogo americano William Moulton Marston, que explorou como o ambiente impacta a percepção das pessoas. Ela é muito utilizada dentro das organizações, pois auxilia a definir o traço de perfil dos funcionários, ou de candidatos em processos seletivos.
Sobre cada perfil DISC:
Antes de tudo, é importante destacar que todas as pessoas têm características de todos os quatro perfis DISC. Malgrado tendem a agir predominantemente conforme um deles.
- D de dominância: Perfil ativo que busca resultados rápidos adoram desafios e são competitivos. Feedbacks objetivos e curtos são eficazes.
- I de influência: Profissional carismático que gosta de conversar e se envolve pessoalmente com os colegas, persuadindo-os se necessário de forma sutil e habilidosa. Feedback positivo de forma que só melhore os pontos fortes dele.
- S de estabilidade (Steadiness): Linearidade, segurança e preocupação com os demais, são as principais caraterísticas desse perfil. Em seu feedback deve focar em apresentar exemplo específicos.
- C de conformidade: Qualidade é sua palavra de ordem, o analista preza exatidão seguindo as regras estipuladas. Para realizar o feedback de um analista esteja preparado e com muitas informações, pois ele realmente vai buscar entender cada virgula dessa conversa.
Após conhecer cada perfil e aos poucos poder identificar eles em seus colegas de trabalho, o líder e o RH podem propor melhorias estratégicas nas equipes, levando em consideração cada comportamento esperado. No processo de R&S, por exemplo, o DISC ajuda a identificar o perfil comportamental de cada candidato, sendo possível vincular necessidade de perfil do cargo, a perfil do profissional, e realizar a melhor contratação. Desta forma, será possível visualizar de forma mais nítida, os melhores perfis para liderança, cargos operacionais ou também cargos com atendimento ou público ou ao telefone, entre outras necessidades.
Aposte seu tempo no estudo a esse cenário, pois o modelo DISC pode ser um parceiro estratégico para entender conflitos, ser base para promoções, ou até mesmo para desligamentos. Vincule o DISC a sua avaliação de cultura e valores empresariais, e aprimore seus processos de gestão e de liderança de pessoas.